domingo, 29 de novembro de 2009

A geografia do lugar/ pesquisa de campo

A atividade proposta pelo professor Mult, de fazer pesquisa de campo na feira foi sensacional. Nos deu a oportunidade de dirigir um novo olhar para um lugar que visitamos todo sábado.

Nessa visita pude perceber coisas que nunca tinha notado, isso porque sempre frequentei a feira como consumidora, sem me preocupar em analisar a realidade desse local,sua estrutura e características. Durante a pesquisa descobri, por exemplo que a feira da nossa cidade oferece uma variedade incrível de produtos, que são comprasdos por pessoas que moram no municipio e redondezas dele. Percebi que as pessoas vêm à feira para se distrair e que para muitos ela é uma oportunidade de rever amigos, conversar, conhecer outras pessoas e se divertir.
A pesquisa de campo é sem dúvida um recurso que pode e deve ser usado pelos professores em sua metodologia, afinal a mesma permitirá ao aluno conhecer detalhadamente o lugar em que vive, além de lhe possibilitar fazer comparações e desenvolvero sentimento de pertencimento do lugar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Agora é minha vez: Minha receita de Alfabetização num contexto de letramento


Receita de Alfabetização

Ingredientes:
1 Criança
 1 Sala aconchegante
 Paciência e criatividade
 Livros infantis
 1 Sorriso no rosto

Modo de fazer:
Misture a criatividade e a paciência para ornamentar a sala de aula, deixando-a bem aconchegante. Logo em seguida, coloque um sorriso no rosto, pegue a criança e traga-a até a sala.
Bata a criança no liquidificador- diagnóstico para descobrir o que ela já sabe. Use o resultado para planejar suas aulas.
Atenção: Não esqueça o conhecimento prévio do aluno por muito tempo no forno, ele pode queimar e perder o gosto.
Ponha a criança para descansar em um molho de alfabetização e
letramento sem pressa e com bastante carinho. Aos poucos ela irá mostrando avanços.
Se isso não acontecer, não se desespere; acrescente à receita novos ingredientes, como: alfabeto ilustrado, listas, recontos e etc.
Para o recheio, use livros infantis. Coloque a imaginação da criança para ferver pelo menos 15 minutos por dia. Isso a deixará com gosto de quero mais.
Estando a receita terminada, reflita sobre o resultado. Depois elabore um relatório sobre os avanços da criança e se for o caso sirva esta criança com bastante entusiasmo à próxima série. Confeite esse momento como desejar, acrescentando alegria a gosto
.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alfabetização e Letramento


Alfabetizar é uma tarefa muito díficil, precisa-se de paciencia, criatividade e principalmente amor pelo que se faz.
A professora Liane, do curso Alfabetização nos apresentou várias possibilidades de como alfabetizar nossas crianças com aulas dinâmicas, inclusive usando a literatura infantil , aulas essas que podem acrescentar muito na aprendizagem do aluno e ainda desenvolver nele o gosto pela leitura. Nos apresentou também essa receita, que é uma ótima dica :

Receita de Alfabetização
Ingredientes:
1 criança de 06 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha
Preparo:
Pegue 1 criança,limpe bem, lave e enxague com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha nas mãos da criança.
Atenção: tome cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.
Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande -a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.
Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercicios de cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao fim do oitavo mês, espete a criança em um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.
Se isso acontecer considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a serie seguinte. Se isso não acontecer, se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidao. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado, ao fim de tres anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente".
(Fonte: CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a praticas. Petropolis, RJ: Vozes,2005. p. 132-133

sábado, 14 de novembro de 2009

GECI: Vinicius no tempo-espaço: poemas, canções,amores e amizades


" Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não
No dia 31 de outubro de 2009, tive o prazer de assistir a um documentário sobre Vinicius de Moraes, mais conhecido como "Poeta da paixão". Ele foi diplomata, poeta popular, compositor inigualável.
Homem de muitos amores, vivia apaixonado e a cada nova paixão revivia em seu ser a vontade de escrever. Segundo depoimentos de amigos , "amando Vinicius produzia como nunca", isso porque as mulheres eram sua fonte de inspiração. Mas esse poeta também escreveu sobre a sua cidade natal, ele a conhecia e era exímio admirador da mesma, por isso seu prazer em falar sobre o Rio de Janeiro.
Além disso, Vinicius nos deixou um legado maravilhoso no que se refere à musica popular brasileira, compôs grandes clássicos, como Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas no Brasil.
Esse grande poeta, emanava o dom de aproximar as pessoas,tinha medo da solidão e achava que a vida sem amigos era impossivel ,ele costumava dizer que "Um amigo você não faz, você reconhece."
Entre suas obras encontram-se classicos infantis, como A arca de Noé que podem ser ótimos subsídios para incentivar a leitura entre crianças.