terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alfabetização e Letramento


Alfabetizar é uma tarefa muito díficil, precisa-se de paciencia, criatividade e principalmente amor pelo que se faz.
A professora Liane, do curso Alfabetização nos apresentou várias possibilidades de como alfabetizar nossas crianças com aulas dinâmicas, inclusive usando a literatura infantil , aulas essas que podem acrescentar muito na aprendizagem do aluno e ainda desenvolver nele o gosto pela leitura. Nos apresentou também essa receita, que é uma ótima dica :

Receita de Alfabetização
Ingredientes:
1 criança de 06 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha
Preparo:
Pegue 1 criança,limpe bem, lave e enxague com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha nas mãos da criança.
Atenção: tome cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.
Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande -a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.
Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercicios de cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao fim do oitavo mês, espete a criança em um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.
Se isso acontecer considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a serie seguinte. Se isso não acontecer, se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidao. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado, ao fim de tres anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente".
(Fonte: CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a praticas. Petropolis, RJ: Vozes,2005. p. 132-133

Nenhum comentário: