sábado, 24 de outubro de 2009

Juventude



A idéia de juventude é principalmente uma construção social, isso porque o conceito da mesma é formado de acordo com a época que é vivenciada. O jovem da geração atual convive em um mundo onde predomina a violência e a quebra de valores. Talvez esse seja o motivo para que ele seja marginalizado como propagador da violência.Mas afinal, não é normal que o jovem se adeque à realidade em que está inserido? será que não lhe falta oportunidade para que tenha pespectiva de vida? onde estão os culpados por essa "rotulação" da juventude atual? Não seria justo apontar culpados, mas a escola, juntamente com a família pode ser mediadoras de transformação entre jovens, já que a presença da família lhes dá segurança e os ajuda a criar valores que possam lhes dar credibilidade e dignidade, a escola , por sua vez, deve ser um lugar de conhecimento e aprendizado,que o jovem possa sentir prazer em frequentar, encontrando - se e refletindo sobre seu papel em sociedade.

Ao assistir o filme "Escritores da liberdade", percebi que o professor que lida com jovens, deve buscar conhecer os alunos e a realidade em que vivem, tentando despertar confiança no educando, usando essa confiança como base para a conquista. Esse filme trata justamente da violência entre jovens e nos apresenta uma professora que acredita no poder de transformação da juventude e busca a com coragem e determinação. Mostrando para a sociedade que na maioria dos casos o jovem só precisa de oportunidade e credibilidade para mudar.

A música "Não é serio", do grupo Charlie Brown Júnior, retratra essa realidade da juventude atual e nos faz refletir sobre ser possível ou não mudá-la.

Não é sério


Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério.

O jovem no Brasil nunca é levado a sério.

Sempre quis falar,

Nunca tive chance.

Tudo que eu queria

estava fora do meu alcance.

Sim, já faz um tempo!

Mas eu gosto de lembrar.

Cada um, cada um; Cada lugar, um lugar.

Eu sei como é difícil acreditar

Mas essa porra um dia vai mudar!

Se não mudar, prá onde vou...Não cansado de tentar de novo

Passa a bola, eu jogo o jogo.

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

A polícia diz que já causei muito distúrbio

O repórter quer saber porque eu me drogo

O que é que eu uso

Eu também senti a dor

E disso tudo eu fiz a rima

Agora tô por conta! Pode crer que eu tô no clima!

Eu tô no clima.... segue a rima

Revolução na sua mente você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Revolução na sua vida você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Também sou rimador, também sou da banca

Aperta muito forte que fica tudo a pampa

Eu to no clima! Eu to no clima ! Eu to no clima

Segue a Rima!(repete tudo)

Sempre quis falar...."O que eu consigo ver é só um terço do problema

É o Sistema que tem que mudar

Não se pode parar de lutar

Se não não muda

A Juventude tem que estar a fim

Tem que se unir

O abuso do trabalho infantil, a ignorância. Só faz destruir a esperança

Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

Deixa ele viver. É o que Liga"


Um comentário:

Taise Machado disse...

Oi Elenilza,

É realmente esse sistema tem que mudar, os jovens tem que ser levados mais à serio um bom exemplo está no proprio mercado de trabalho a tal da experiencia, ou você tem dois anos ou não trabalha. Algumas vezes nós mesmos como jovens professores não somos ouvidos alguns acham que não temos a tal da experiencia de novo... Nos jovens temos muito que ensinar,colaborar, aprender basta que tenhamos chances e sejamos ouvidos, e que realmente possamos fazer parte da construção do nosso pais de forma efetiva e inclusiva não apenas nao momento do voto, e que nossos governantes nos levem a sério.