sábado, 17 de outubro de 2009

Mundo digital


Vivemos na era digital, por isso não podemos ser meros telespectadores dos avanços tecnológicos, ao contrário devemos acompanhar, vivenciar e usufrui-los da melhor foma possível. Esse mundo digital nos abre novas possibilidades de informação, interação e comunicação. A internet encurta distâncias, o que é muito bom, pois aproxima as pessoas,mas não podemos deixar que nossos relacionamentos sejam limitados ao acesso á internet. Somos humanos, e de vez em quando também precisamos do relacionamento presencial: de um beijo, de um abraço,de um olhar, de um sorriso que não seja virtual.

O texto abaixo, expressa a relevancia desse contato presencial, sem diminuir a importancia do mundo digital...

" Semana passada abri meu baú de recordações...rs

Cartas, cartas de verdade com o papel dobrado, dobrado de uma forma diferente.

O cheiro, a caneta, os tons de azul e de preto... saudades...

Coisas faladas e repetidas durante anos, datas diferentes e a mesma frase presente sempre. Coisa boa...

Estranho como textos escritos por uma pessoa nos remetem aos sons de voz, ao lugar, ao momento,e sentindo isso nas mãos, com a própria letra...

Os cartões diversos dos amigos... coisa boa!

Apesar de adorar informática, vejo que o que sinto ao pegar uma das cartas, nunca será substituído por algo aqui.

Apesar de se falar em permanencia através de documentos eletrônicos...Não sei...

Tenho um modelo de lista de compras, feito em planilha, no LOTUS, de 1987 que gravei em disquete e hoje só a tenho ainda porque a imprimi e depois fui repassando para os novos programas e sempre a colocando em um "backup".

Mês passado estive visitando a biblioteca de livros raros da FIOCRUZ, onde muitos dos livros foram traduzidos pelo tio de minha mãe.

Pensei naquele momento, vendo livros tão bem guardados, e tão conservados, pensando nele manuseando aqueles livros, o cheiro dos livros, o estar entre eles. Se tivessem, em mídia, ainda existiriam? Eu teria a mesma sensação?

Teriam sido perdidos por um arranhão, ou o disquete poderia ter se danificado de alguma forma ou, o programa no qual foi gravado poderia não mais existir e não haver mais compatibilidade para reproduzi-lo, ou quem sabe,um vírus poderia tê-los danificado de vez ?

Acredito em apenas uma coisa melhor no virtual do que no real, na agilidade.

A possibilidade de um texto viajar atantos lugares, a possibilidade de contato, a comunicação pela internet,tudo em função da agilidade que a maquininha nos traz.

Não nego que agora mesmo, é muito mais fácil escrever através do meu teclado do que a caneta para isto.

Embora me emocione com textos recebidos por aqui, nada se compara à um cartão recebido de um amigo, escrito com a própria letra.

A informática, o virtual, por mais que eu goste disso, nunca me tirará das coisas reais, palpáveis.

Vou abrir minha caixa de recordações ereler as saudades minhas, palpáveis."


( Cecília, 04/04/2005)

Nenhum comentário: