sábado, 14 de novembro de 2009

GECI: Vinicius no tempo-espaço: poemas, canções,amores e amizades


" Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não
No dia 31 de outubro de 2009, tive o prazer de assistir a um documentário sobre Vinicius de Moraes, mais conhecido como "Poeta da paixão". Ele foi diplomata, poeta popular, compositor inigualável.
Homem de muitos amores, vivia apaixonado e a cada nova paixão revivia em seu ser a vontade de escrever. Segundo depoimentos de amigos , "amando Vinicius produzia como nunca", isso porque as mulheres eram sua fonte de inspiração. Mas esse poeta também escreveu sobre a sua cidade natal, ele a conhecia e era exímio admirador da mesma, por isso seu prazer em falar sobre o Rio de Janeiro.
Além disso, Vinicius nos deixou um legado maravilhoso no que se refere à musica popular brasileira, compôs grandes clássicos, como Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas no Brasil.
Esse grande poeta, emanava o dom de aproximar as pessoas,tinha medo da solidão e achava que a vida sem amigos era impossivel ,ele costumava dizer que "Um amigo você não faz, você reconhece."
Entre suas obras encontram-se classicos infantis, como A arca de Noé que podem ser ótimos subsídios para incentivar a leitura entre crianças.

2 comentários:

neusinha disse...

É Elenizia, realmente Vivicius de Morães foi um porta da paixão, ele viveu para se entregar totalmente a vida, homem de muitos amores, nos deixou um tesouro que é a música popular brasileira.

Jana Passos disse...

Através deste documento podemos conhecer um pouco mais do "boemio da noite", a vida de boemia incentivou o artista em muito dos seus trabalhos.
bjos!!!!!!