domingo, 29 de novembro de 2009

A geografia do lugar/ pesquisa de campo

A atividade proposta pelo professor Mult, de fazer pesquisa de campo na feira foi sensacional. Nos deu a oportunidade de dirigir um novo olhar para um lugar que visitamos todo sábado.

Nessa visita pude perceber coisas que nunca tinha notado, isso porque sempre frequentei a feira como consumidora, sem me preocupar em analisar a realidade desse local,sua estrutura e características. Durante a pesquisa descobri, por exemplo que a feira da nossa cidade oferece uma variedade incrível de produtos, que são comprasdos por pessoas que moram no municipio e redondezas dele. Percebi que as pessoas vêm à feira para se distrair e que para muitos ela é uma oportunidade de rever amigos, conversar, conhecer outras pessoas e se divertir.
A pesquisa de campo é sem dúvida um recurso que pode e deve ser usado pelos professores em sua metodologia, afinal a mesma permitirá ao aluno conhecer detalhadamente o lugar em que vive, além de lhe possibilitar fazer comparações e desenvolvero sentimento de pertencimento do lugar.

Um comentário:

Mary disse...

Realmente Elenilza, a aula foi sensacional. Momento único para nos fazer perceber o quanto é rico esse trabalho de campo, que a partir dele passamos a ver o ambiete com um outro olhar.