domingo, 6 de dezembro de 2009

Fim de mais um ciclo


Esse curso de Licenciatura em Pedagogia tem nos propocionado muitas descobertas. Tem nos dado também muitas preocupações, ás vezes nos deixa estressados. Mas sabemos que essa é a realidade do mundo acadêmico.
Bom mesmo é poder se gabar da quantidade de conhecimento que adquirimos nesses dois ciclos.
Agora, estamos chegando ao final de mais um ciclo, é mais uma etapa cumprida nessa longa viagem no mundo da aprendizagem.
Fácil, esse curso não é, mas devemos enfrentar as dificuldades apresentadas com determinação, reavaliar os erros cometidos e tê-los como base para futuros acertos. Estarei preparada... Que venha o terceiro ciclo!!
SABEDORIA E FORÇA

Um sábio mestre conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com agilidade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante.
O aprendiz blasfema, levanta-se, cospe no chão traiçoeiro, e continua a acompanhar seu mestre. Depois de longa caminhada, chegam a um lugar sagrado. Sem parar, o sábio mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.
Você não me ensinou nada hoje diz o aprendiz, levando mais um tombo.Ensinei sim, mas você parece que não aprende responde o mestre. Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida.E como lidar com eles? Como deveria lidar com seus tombos responde o mestre.Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que te fez escorregar.
MORAL DA HISTÓRIA: Devemos procurar a raiz de nossos erros e nos levantarmos com sabedoria e força.






domingo, 29 de novembro de 2009

A geografia do lugar/ pesquisa de campo

A atividade proposta pelo professor Mult, de fazer pesquisa de campo na feira foi sensacional. Nos deu a oportunidade de dirigir um novo olhar para um lugar que visitamos todo sábado.

Nessa visita pude perceber coisas que nunca tinha notado, isso porque sempre frequentei a feira como consumidora, sem me preocupar em analisar a realidade desse local,sua estrutura e características. Durante a pesquisa descobri, por exemplo que a feira da nossa cidade oferece uma variedade incrível de produtos, que são comprasdos por pessoas que moram no municipio e redondezas dele. Percebi que as pessoas vêm à feira para se distrair e que para muitos ela é uma oportunidade de rever amigos, conversar, conhecer outras pessoas e se divertir.
A pesquisa de campo é sem dúvida um recurso que pode e deve ser usado pelos professores em sua metodologia, afinal a mesma permitirá ao aluno conhecer detalhadamente o lugar em que vive, além de lhe possibilitar fazer comparações e desenvolvero sentimento de pertencimento do lugar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Agora é minha vez: Minha receita de Alfabetização num contexto de letramento


Receita de Alfabetização

Ingredientes:
1 Criança
 1 Sala aconchegante
 Paciência e criatividade
 Livros infantis
 1 Sorriso no rosto

Modo de fazer:
Misture a criatividade e a paciência para ornamentar a sala de aula, deixando-a bem aconchegante. Logo em seguida, coloque um sorriso no rosto, pegue a criança e traga-a até a sala.
Bata a criança no liquidificador- diagnóstico para descobrir o que ela já sabe. Use o resultado para planejar suas aulas.
Atenção: Não esqueça o conhecimento prévio do aluno por muito tempo no forno, ele pode queimar e perder o gosto.
Ponha a criança para descansar em um molho de alfabetização e
letramento sem pressa e com bastante carinho. Aos poucos ela irá mostrando avanços.
Se isso não acontecer, não se desespere; acrescente à receita novos ingredientes, como: alfabeto ilustrado, listas, recontos e etc.
Para o recheio, use livros infantis. Coloque a imaginação da criança para ferver pelo menos 15 minutos por dia. Isso a deixará com gosto de quero mais.
Estando a receita terminada, reflita sobre o resultado. Depois elabore um relatório sobre os avanços da criança e se for o caso sirva esta criança com bastante entusiasmo à próxima série. Confeite esse momento como desejar, acrescentando alegria a gosto
.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alfabetização e Letramento


Alfabetizar é uma tarefa muito díficil, precisa-se de paciencia, criatividade e principalmente amor pelo que se faz.
A professora Liane, do curso Alfabetização nos apresentou várias possibilidades de como alfabetizar nossas crianças com aulas dinâmicas, inclusive usando a literatura infantil , aulas essas que podem acrescentar muito na aprendizagem do aluno e ainda desenvolver nele o gosto pela leitura. Nos apresentou também essa receita, que é uma ótima dica :

Receita de Alfabetização
Ingredientes:
1 criança de 06 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha
Preparo:
Pegue 1 criança,limpe bem, lave e enxague com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha nas mãos da criança.
Atenção: tome cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.
Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande -a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.
Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercicios de cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao fim do oitavo mês, espete a criança em um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.
Se isso acontecer considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a serie seguinte. Se isso não acontecer, se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidao. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado, ao fim de tres anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente".
(Fonte: CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a praticas. Petropolis, RJ: Vozes,2005. p. 132-133

sábado, 14 de novembro de 2009

GECI: Vinicius no tempo-espaço: poemas, canções,amores e amizades


" Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não
No dia 31 de outubro de 2009, tive o prazer de assistir a um documentário sobre Vinicius de Moraes, mais conhecido como "Poeta da paixão". Ele foi diplomata, poeta popular, compositor inigualável.
Homem de muitos amores, vivia apaixonado e a cada nova paixão revivia em seu ser a vontade de escrever. Segundo depoimentos de amigos , "amando Vinicius produzia como nunca", isso porque as mulheres eram sua fonte de inspiração. Mas esse poeta também escreveu sobre a sua cidade natal, ele a conhecia e era exímio admirador da mesma, por isso seu prazer em falar sobre o Rio de Janeiro.
Além disso, Vinicius nos deixou um legado maravilhoso no que se refere à musica popular brasileira, compôs grandes clássicos, como Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas no Brasil.
Esse grande poeta, emanava o dom de aproximar as pessoas,tinha medo da solidão e achava que a vida sem amigos era impossivel ,ele costumava dizer que "Um amigo você não faz, você reconhece."
Entre suas obras encontram-se classicos infantis, como A arca de Noé que podem ser ótimos subsídios para incentivar a leitura entre crianças.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ambiente de Rede

Esse mundo digital
É cheio de possibilidades
Nos abre novos horizontes
Nos permite a interatividade


As comunidades Virtuais
Promovem a socialização
Nos dão várias oportunidades
De convívio e comunicação


O orkut, por exemplo
Que usamos com frequência
Nos propociona interação
Sem fazer muita exigência


Também é interessante a idéia
De usar o blog para reflexão
Da nossa prática pedagógica
Se aproveitando dessa interação.


Interação esta que nos dá
A relevante oportunidade
De construir conhecimento coletivo
Compartilhando aprendizagens


Ainda tem a lista de discussão
Que oferece aos cursistas
O espaço para refletir
Sobre as atividades inscritas


Foi com Sule e companhia
Que conhecemos esses ambientes
E aprendemos a utilizá-los
Pois suas aulas são excelentes


A oficina Ambiente de rede
Veio para acrescentar
Na prática do professor-cursista
E desse mundo o aproximar


Pois hoje existem lans hauses
Em cada canto da cidade
E nossos alunos as frequentam
Com a maior normalidade


A grande maioria das crianças
Usam a internet e seus recursos
Manuseiam os com facilidade
Sem precisar tomar curso


Daí a tão falada importância
De o professor ter preparação
E saber usar esse meio
A seu favor na educação



( Elenilza A. Paciência)
















sábado, 24 de outubro de 2009

Juventude



A idéia de juventude é principalmente uma construção social, isso porque o conceito da mesma é formado de acordo com a época que é vivenciada. O jovem da geração atual convive em um mundo onde predomina a violência e a quebra de valores. Talvez esse seja o motivo para que ele seja marginalizado como propagador da violência.Mas afinal, não é normal que o jovem se adeque à realidade em que está inserido? será que não lhe falta oportunidade para que tenha pespectiva de vida? onde estão os culpados por essa "rotulação" da juventude atual? Não seria justo apontar culpados, mas a escola, juntamente com a família pode ser mediadoras de transformação entre jovens, já que a presença da família lhes dá segurança e os ajuda a criar valores que possam lhes dar credibilidade e dignidade, a escola , por sua vez, deve ser um lugar de conhecimento e aprendizado,que o jovem possa sentir prazer em frequentar, encontrando - se e refletindo sobre seu papel em sociedade.

Ao assistir o filme "Escritores da liberdade", percebi que o professor que lida com jovens, deve buscar conhecer os alunos e a realidade em que vivem, tentando despertar confiança no educando, usando essa confiança como base para a conquista. Esse filme trata justamente da violência entre jovens e nos apresenta uma professora que acredita no poder de transformação da juventude e busca a com coragem e determinação. Mostrando para a sociedade que na maioria dos casos o jovem só precisa de oportunidade e credibilidade para mudar.

A música "Não é serio", do grupo Charlie Brown Júnior, retratra essa realidade da juventude atual e nos faz refletir sobre ser possível ou não mudá-la.

Não é sério


Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério.

O jovem no Brasil nunca é levado a sério.

Sempre quis falar,

Nunca tive chance.

Tudo que eu queria

estava fora do meu alcance.

Sim, já faz um tempo!

Mas eu gosto de lembrar.

Cada um, cada um; Cada lugar, um lugar.

Eu sei como é difícil acreditar

Mas essa porra um dia vai mudar!

Se não mudar, prá onde vou...Não cansado de tentar de novo

Passa a bola, eu jogo o jogo.

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

A polícia diz que já causei muito distúrbio

O repórter quer saber porque eu me drogo

O que é que eu uso

Eu também senti a dor

E disso tudo eu fiz a rima

Agora tô por conta! Pode crer que eu tô no clima!

Eu tô no clima.... segue a rima

Revolução na sua mente você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Revolução na sua vida você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Também sou rimador, também sou da banca

Aperta muito forte que fica tudo a pampa

Eu to no clima! Eu to no clima ! Eu to no clima

Segue a Rima!(repete tudo)

Sempre quis falar...."O que eu consigo ver é só um terço do problema

É o Sistema que tem que mudar

Não se pode parar de lutar

Se não não muda

A Juventude tem que estar a fim

Tem que se unir

O abuso do trabalho infantil, a ignorância. Só faz destruir a esperança

Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

Deixa ele viver. É o que Liga"


sábado, 17 de outubro de 2009

Mundo digital


Vivemos na era digital, por isso não podemos ser meros telespectadores dos avanços tecnológicos, ao contrário devemos acompanhar, vivenciar e usufrui-los da melhor foma possível. Esse mundo digital nos abre novas possibilidades de informação, interação e comunicação. A internet encurta distâncias, o que é muito bom, pois aproxima as pessoas,mas não podemos deixar que nossos relacionamentos sejam limitados ao acesso á internet. Somos humanos, e de vez em quando também precisamos do relacionamento presencial: de um beijo, de um abraço,de um olhar, de um sorriso que não seja virtual.

O texto abaixo, expressa a relevancia desse contato presencial, sem diminuir a importancia do mundo digital...

" Semana passada abri meu baú de recordações...rs

Cartas, cartas de verdade com o papel dobrado, dobrado de uma forma diferente.

O cheiro, a caneta, os tons de azul e de preto... saudades...

Coisas faladas e repetidas durante anos, datas diferentes e a mesma frase presente sempre. Coisa boa...

Estranho como textos escritos por uma pessoa nos remetem aos sons de voz, ao lugar, ao momento,e sentindo isso nas mãos, com a própria letra...

Os cartões diversos dos amigos... coisa boa!

Apesar de adorar informática, vejo que o que sinto ao pegar uma das cartas, nunca será substituído por algo aqui.

Apesar de se falar em permanencia através de documentos eletrônicos...Não sei...

Tenho um modelo de lista de compras, feito em planilha, no LOTUS, de 1987 que gravei em disquete e hoje só a tenho ainda porque a imprimi e depois fui repassando para os novos programas e sempre a colocando em um "backup".

Mês passado estive visitando a biblioteca de livros raros da FIOCRUZ, onde muitos dos livros foram traduzidos pelo tio de minha mãe.

Pensei naquele momento, vendo livros tão bem guardados, e tão conservados, pensando nele manuseando aqueles livros, o cheiro dos livros, o estar entre eles. Se tivessem, em mídia, ainda existiriam? Eu teria a mesma sensação?

Teriam sido perdidos por um arranhão, ou o disquete poderia ter se danificado de alguma forma ou, o programa no qual foi gravado poderia não mais existir e não haver mais compatibilidade para reproduzi-lo, ou quem sabe,um vírus poderia tê-los danificado de vez ?

Acredito em apenas uma coisa melhor no virtual do que no real, na agilidade.

A possibilidade de um texto viajar atantos lugares, a possibilidade de contato, a comunicação pela internet,tudo em função da agilidade que a maquininha nos traz.

Não nego que agora mesmo, é muito mais fácil escrever através do meu teclado do que a caneta para isto.

Embora me emocione com textos recebidos por aqui, nada se compara à um cartão recebido de um amigo, escrito com a própria letra.

A informática, o virtual, por mais que eu goste disso, nunca me tirará das coisas reais, palpáveis.

Vou abrir minha caixa de recordações ereler as saudades minhas, palpáveis."


( Cecília, 04/04/2005)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tudo tem seu tempo


Sou professora de um 3º ano e tenho em minha turma dois alunos que apresentam bastante dificuldade de leitura. Durante as últimas unidades fiz o possível precisamospara que acompanhassem o restante dos alunos e o fato de não ver avanços me deixava desesperada. Essa semana aconteceu uma coisa incrível,durante uma aula de leitura um desses alunos disse que queria ler, imediatamente dei-lhe a oportunidade, na verdade fiz isso para que ele não se sentisse excluido, mas não esperava ver o que vi: meu aluno começou a ler, silabando,mas com tanta vontade, que a turma toda parou para ouvi-lo, juro que quase chorei de emoção. Para mim foi muito gratificante ver que todo o meu trabalho não foi em vão...Aprendi que nem sempre os resultados são imediatos, mas isso não é motivo para abandonarmos nossos objetivos..

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Eu no blog

Eu sou Elenilza Paciência e estou aqui,nesse blog para compartilhar minhas reflexões com vocês.... Espero muitas visitas!